Sobre pandemias antigas e modernas: uma recomendação de leitura

Vivemos, hoje, uma crise global da saúde causada pela pandemia do covid-19. Dia após dia, entre estatísticas e vidas que se vão, descobrimos que tão letais quanto o vírus em si são também a ignorância e, ainda pior, a falta de empatia. Para esses dois males, no entanto, há excelente remédios, a leitura sendo um deles. A obra organizada por Rita de Cássia da Silva Almico, Luiz Fernando Saraiva e James William Goodwin Jr. (UFF e Cefet/MG) é uma prescrição a ser recomendada nesse sentido. Reunindo uma série de reflexões sobre doenças, crises e epidemias distintas ao longo da História a coletânea lembra-nos que, em última instância, nossa geração não foi tampouco a primeira, nem será a última a lidar com desafios dessa natureza. Para a Antiguidade, vale a pena conferir os dois primeiros capítulos da obra que trazem respectivamente reflexões sobre a peste lançada aos aqueus por Apolo durante a guerra de Tróia na Ilíada (escrito por Alexandre Santos de Moraes) e a peste que acometeu a Atenas de Péricles no século V a.C. (por Alexandre Carneiro Cerqueira Lima).

Baixe o livro completo: Na Saúde e Na Doença (2020)

Na saúde e na doença: história, crises e epidemias. Orgs. Rita de Cassia da Silva Almico, James William Godwin Jr. & Luiz Fernando Saraiva

Sinopse: Nos últimos milênios o ritmo da História tem variado conforme as regiões, climas e culturas. Mas tem sempre convivido com momentos de doença e saúde, com endemias, epidemias e agora pandemias. Momentos de crise, a desafinar as cordas, a desorganizar os ritmos cotidianos, a atravessar o samba, como diriam velhos frequentadores de rodas noturnas. Nesses momentos, questões como desigualdade e exclusão social; boatos, notícias inventadas e trocas de acusação; desprezo pelo conhecimento especializado e apego a soluções mágicas; crises econômicas e superações coletivas têm sido parte do movimento humano de reinvenção da vida. Este livro se propõe a apresentar e refletir sobre algumas dessas experiências, vividas por pessoas em tempos e lugares variados. Foram escritos por pessoas espalhadas por larga parte do território brasileiro; como bem mostra a composição de imagens da capa, da janela de sua casa cada autor, cada autora tem uma perspectiva diferente do mundo. É esta diversidade de pontos de vista, conteúdos, formações teóricas e vivências que forma a maior riqueza deste livro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: