Divulgação: Curso de Grego Antigo (online)

Para quem tiver interesse em aprender grego antigo, há um curso online de 12 aulas que irá começar em maio/2020, administrado pelo professor Dionatan Tissot (Doutor em Filosofia Antiga pela USP). O pagamento é opcional, anônimo e no máximo 100 reais por mês para aqueles que tiverem condições. Essa é uma excelente oportunidade para quem estiver querendo aprimorar seus conhecimentos sobre a cultura e a sociedade grega antiga durante a quarentena. Seguem as informações:

***

 Introdução ao Grego Antigo  (por Dionatan A. Tissot)

Acesse o grupo do Facebook sobre esse curso clicando aqui.

 Ementa: trata-se de um curso introdutório à língua grega antiga. O objetivo é familiarizar o participante com os rudimentos da língua. Nenhum conhecimento prévio do grego antigo é necessário. O curso é dividido em duas partes. A primeira parte é propedêutica. Na segunda, seguiremos as lições do método “Aprendendo Grego” (AG). 

Estrutura do curso: 12 aulas via Google Meet ou Skype. Cada aula terá 2 horas e meia de duração, consistindo na apresentação de conteúdo, correção de exercícios da aula anterior e leitura guiada de um pequeno trecho de uma obra em grego antigo sem adaptação. 

Conteúdo: o alfabeto grego e as normas de transliteração; introdução à história da língua e da literatura grega antiga; artigo definido; substantivos da primeira. segunda e terceira declinação; introdução aos casos; adjetivos de primeiro, segundo e terceiro tipos; pronomes pessoas; pronomes/adjetivos; introdução aos verbos: tempo, voz, pessoa e número; verbos em -ω (contratos e não-contratos) e alguns verbos irregulares, na voz ativa e média, no presente e no imperfeito do indicativo, e no imperativo presente; introdução às partículas; introdução às preposições; introdução à sintaxe do período simples. 

 Horário 

Sábados (a partir de 9/5/2020), de 14:30 às 17:00. 

 Programa (com datas para 2020): 

Aula 1 (9/5): Introdução geral ao curso e ao material a ser utilizado; o alfabeto grego, normas de transliteração; pronúncia erasmiana e pronúncia reconstituída. 

Aula 2 (16/5): Introdução à História da Grécia Antiga e da Língua Grega Antiga. 

Aula 3 (23/5): Introdução à gramática grega: introdução às classes de palavras e sintaxe. 

Aula 4 (30/5): Introdução à gramática grega: casos e declinações. 

Aula 5 (6/6): AG 1 A-B: artigo definido, concordância do artigo; adjetivos: καλός, caso vocativo. 

Aula 6 (13/6): AG 1 C-D: verbos em -ω no presente do indicativo ativo (+ imperfeito o indicativo ativo); tempo, voz, pessoa e número do verbo; verbos com prefixo; imperativo e expressão de ordem; caso vocativo. 

Aula 7 (20/6): AG 1 E-F: verbos contratos (-άω, -έω, -όω) no presente do indicativo ativo e imperativo ( + imperfeito o indicativo ativo); regras de contração; advérbios. 

Aula 8 (27/6): AG 1 G: substantivos da segunda declinação; modelos de declinação; os casos nominativo e acusativo; adjetivos; introdução às preposições; introdução às partículas e sua posição. 

Aula 9 (4/7): AG 1 H-J: verbos irregulares εἰμί (ser/estar) e οἶδα (saber); complemento e elipse de εἰμί; uso de adjetivos com função de substantivos. 

Aula 10 (11/7): AG 2 A-D: verbos na voz média, no presente e no imperativo (-ομαι); verbos contratos na voz média (-άομαι, -έομαι, -όομαι), no presente e no imperativo ( + imperfeito do indicativo); substantivos da primeira declinação; os usos do caso genitivo; artigo: construção “sanduíche” e repetição; preposições que regem acusativo e dativo (+ preposições que regem genitivo). 

Aula 11 (18/7): AG 3 A-B: substantivos da terceira declinação (+regras de contração); pronomes pessoais. 

Aula 12 (25/7: )AG 3 C-E: pronomes/adjetivos: ἐκεῖνος, οὗτος; adjetivos: πολύς (muito), μέγας (grande). Substantivos “irregulares”: ναῦς, Ζεύς; negação: οὐ e μὴ. 

Bibliografia 

O material básico para o estudo do grego antigo constitui-se do método de aprendizado da língua, uma gramática de referência e um dicionário. Como foi dito acima, o livro didático a ser adotado é o “Aprendendo Grego”, listado abaixo. O material possui uma gramática de referência ao fim, mas há uma boa gramática básica traduzida para o português, “Gramática Grega” de Éloi Ragon, que suprirá as necessidades do aluno iniciante. O mais importante dicionário completo da língua grega (grego-inglês), o de Lidell-Scott (LSJ), está disponível online. Na primeira aula, os alunos receberão um documento com uma bibliografia analítica mais ampla. 

JOINT ASSOCIATION OF CLASSICAL TEACHERS. Aprendendo Grego. 2 ed. São Paulo: Odysseus, 2014. 

RAGON, E. Gramática Grega. São Paulo: Odysseus, 2012. 

LIDELL, H.; SCOTT, R. Greek-English Lexicon. Oxford: Clarendon Press, 1996. Versão online disponível em: http://www.perseus.tufts.edu/hopper/resolveform 

  • O material necessário para acompanhar a primeira parte do curso (aulas 1-4) estará disponível no link abaixo a partir do primeiro dia. No mesmo link serão disponibilizadas, a cada aula, as listas de atividades a serem feitas para aula seguinte, bem como leituras complementares. 

https://drive.google.com/open?id=105KNpUJPZhSqucYIBVS0ycsrOcHIy8yI

  • Recomenda-se participar do grupo do Facebook dedicado a este curso: 

https://www.facebook.com/groups/258393601965050/

Contato 

e-mail: dionatantissot@alumni.usp.br 

telefone/whatsapp: 11 9 6468 0771 

facebook: Dionatan Tissot 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: